Gosto muito da Vogue, compro todos os meses há anos e sou leitora fiel desde o lançamento da revista aqui no Brasil.
Fui olhar o editorial, cujas fotos não vou postar aqui para não jogar de novo na rede a imagem daquelas meninas. Escrevi, postei e reescrevi e repostei este texto um monte de vezes, coisa que não é comum para mim - estou engasgada desde que vi o tal editorial.
Fiquei com um certo nó no estômago ao imaginar o quanto aquelas garotinhas das fotos estão sim vulneráveis a serem alvos de pedófilos.
Se você é adulta, está lendo este post e acha que o editorial "não tem nada demais", lhe faço uma pergunta: você deixaria alguém fotografar você de biquíni deitada num deck, na mesma pose que aquela menina, para mostrar a foto para seus pais ou qualquer pessoa que você tivesse certa vergonha de parecer "sexy"? Postaria a foto nas suas redes sociais?
Para quem lê o blog há tempo, sabe que já falei bastante sobre pedofilia, como vocês podem ler aqui, aqui e aqui. É um assunto que me move não só por ser psicóloga, mas também por ser mulher, tia, dinda.
Os pedófilos estão por aí aos milhares. Por que expor uma criança à um contexto erótico qualquer que possa gratificar estes monstros?
Olha para atingir mesmo a revista, os anunciantes devem parar de anunciar e os consumidores parar de comprar, não só a revista mas as marcas que lhe sustentarem. Essa atitude é responsabilidade de cada um que percebeu nitidamente que não houve ali um "erro", mas diversos atos absolutamente intencionais. Foi um editorial inteiro, não de simples "mau gosto", mas de pura maldade elaborado pelos seguintes sínicos profissionais: Catherine Ferraz, Rafael Matar, Renan Prando e Eddie Mendes (fotografia), Nanda Sansone (edição), Luca Ferraz, Lele Isola e Natália Botti (produção). Não dá pra pegar leve contra uma violência dessas. Se insistem em naturalizar a sexualização de crianças, não será com meu dinheiro. Dispenso as desculpas.
ResponderExcluirApoiadíssima!
ExcluirShirley parabéns pelo post, pelo protesto e por ajudar Garotas Modernas a fazerem escolhas inteligentes.
ResponderExcluirShirley, acabei de escrever um segundo post sobre o tema e abordei também a empatia. O problema é exatamente esse: todas as pessoas que trabalharam nesse editorial nojento acham isso NORMAL. Eu confirmei o que estou falando, não é achismo.
ResponderExcluirA Vogue não quer saber. Basta vender e ponto final. É irresponsável desde sempre, mas só agora que resolveram denunciar porque foram muitas fotos porcas no mesmo editorial.
Parabéns por publicar esse post. A maior parte das blogueiras não fala nada, pois para elas o mito Vogue não é digno de ser criticado, nem nesse caso absurdo! Tenho pena de quem pensa assim. Bando de gente vendida!
Beijos!