Tchau, carnaval. Foi bom enquanto durou.
EEEEEEEEEEEEEE! Carnaval! Alegria! Animação! Feriadão! Mesmo se você é uma pessoa regrada e disciplinada, acaba sendo bem fácil entrar no clima da folia e se deixar levar e cair na vida como se não houvesse amanhã.
Mas ele há. Tá aí: em forma de olheiras, dor de cabeça, calos e umas gordurinhas acumuladas.
Não se desespere, amiga dona de casa, não é o fim do mundo e tudo tem solução.
Não caia na bobagem de pensar que seus esforços foram para o lixo e jogar tudo para o alto. O que importa mesmo é o que você faz o ano todo, não nesses 4 dias. Você não é uma junkie sem disciplina por ter se permitido um pouco de extravagância. Tamo junto! Eu tenho minha primeira prova de 10 km (sim!!! muita emoção!!!) agora no sábado e tinha planejado um carnaval leve, sem alcool e cheio de atletismo. Não rolou. Não me arrependo, faria tudo de novo, beijo sociedade!
Meu post de hoje é com um apanhado de diquinhas experimentadas por mim que podem dar uma força para voltar ao normal nos próximos dias.
Alimentação balanceada de feriado: brigadeiro no camarim do teatro, carne de jacaré (sim! melhor carne do mundo!) a milanesa, carne de onça (não é onça de verdade, tá… é um prato típico de Curitiba) e pipoca pro Oscar (que eu comi toda sozinha)
1 – Hidrate-se: mesma dica para a vida bandida que vale para a recuperação. Água. Aos litros. Depois de uns dias de exagero, a gente fica se sentindo inchada. Isso acontece porque o corpo está retendo líquido. O alcool provoca isso, excesso de sal e produtos industrializados também. A água ajuda a eliminar essa coisa toda. Minha medida é: quando começar a fazer xixi transparente, tá bom. Carregue uma garrafinha de água para onde for e vá enchendo o tempo todo. Acaba virando um hábito automático. Se quiser dar um upgrade, a Shirley ensinou aqui no blog a fazer umas águas com sabor bem gostosas. Água de coco também é uma boa pedida, ajuda a repor eletrólitos importantes para o bom funcionamento do organismo. Só não exagere na dose. Um copo por dia tá bem legal.
2 – Troque o café pelo chá: muita gente pensa que café ajuda num dia de ressaca, mas na verdade, aumenta a desidratação e consequentemente a dor de cabeça causada pelo alcool. Chá de gengibre e hortelã ajudam a reduzir a nausea e o chá verde é diurético e dá uma força pro nosso fígado que foi maltratado pela folia.
Roubando o último pedaço de pizza da colega ao chegar com o sol raiando em casa depois da folia.
3 – Invista num mini-detox: comece o dia com um suco verde (misture couve, limão, um pedacinho de gengibre e folhas de hortelã a alguma fruta) acompanhado de pão integral. Evite leite, queijo e produtos industrializados. Eu uso óleo de coco no lugar da manteiga e fica uma delícia. Nas principais refeições invista em carne magra com salada, muitos vegetais e prefira frutas frescas acompanhadas de oleaginosas para os lanches. Eu percebo a diferença em uns dois dias. Até a olheira diminui.
Fui correr na terça feira por motivo de culpa dessa pizza. Tô sendo muito corajosa botando foto da barriga inchada pro mundo. Pra mostrar que ninguém ficou imune a este feriadão.
4 – Comece de onde parou: provavelmente você ficou sem se exercitar por alguns dias. Não desanime. Eu voltei a malhar ontem e não senti muito problema. Estava um pouquinho mais fraca, então controlei as cargas na musculação para não correr o risco de me machucar. Converse com o instrutor, ele vai saber te orientar. Mas não use isso como desculpa pra fazer corpo mole. O exercício precisa ser feito no limite correto do seu corpo para surtir o efeito desejado. Já nos treinos de corrida, senti que esses dias de descanso me deram um super “gás”, corri mais rápido e fui um pouco mais longe do que o de costume. Experimente, escute seu corpo, ele vai mandar os sinais. É só ficar atenta.
Essa sou eu, trabalhando no carnval. Estava em cartaz no teatro com um espetáculo sobre Zumbis. Zumbi, porém rainha do carnaval.
5 – Descanse: se você tiver o espirito folião feito o meu, suas noites foram de fervo e o sono aconteceu quando dava. Acho que o carnaval é a única época do ano em que eu chego em casa com o dia amanhecendo sem medo de ser feliz. No meu caso a coisa foi mais grave ainda, porque estava em cartaz no teatro durante o feriado e fazendo uma oficina. Dormir foi luxo. Estou aproveitando a calmaria dessa semana para dormir cedo e descansar meu corpito de quem exijo tanto esforço. O sono é um elemento importante no processo de construção da musculatura. Dormir durante a noite, oito horas, sem interrupções. Tente reorganizar isso também.
E se a culpa tiver muito grande, faça como eu: prometi manter a linha durante a quaresma. Cortei o alcool e vou seguir beeeeem direitinho as orientações da minha nutricionista. Ou pelo menos, assim tentarei.
Beijos, até semana que vem. E torçam por mim na prova do sábado. :)
0 comentários:
Postar um comentário
Olá,
O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!
beijos!
ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.