Certa vez estava dirigindo e ouvindo o ótimo programa Pretinho Básico, que passa na rádio Atlântida aqui em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No meio de muitas tantas piadas eles trouxeram o tema da DR, do discutir a relação que muitos casais vivem quase todos os dias (ou todos).
Em todos estes anos em que atuo como psicoterapeuta, sempre questionei aos meus pacientes: será que é assim tão importante discutir a relação ou muitas vezes é melhor viver a relação, como dizia uma propaganda?
Todos nós temos nossos defeitos, nossas inseguranças... Todos cometemos erros. E nem sempre colocar tudo sob minuciosa avaliação fará os problemas diminuirem.
Claro que conversar com o outro é saudável, mas ficar horas e horas na tal DR pode resultar em uma piora do relacionamento, pois há sempre o risco de ambos os lados se exaltarem e se magoarem.
Sabe aquela frase: "não quero ter razão, quero ser feliz", do poeta maranhense Ferreira Gullar?
Numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo ele explicou a origem da frase: certa vez discutiu com a sua companheira ao ponto de ela se levantar e e o deixar falando sozinho. Ganhou a discussão, mas não ficou feliz com isto.
Analisar tudo, querer ir até o fim numa discussão, muitas vezes só causa distanciamento num casal.
Se o ponto a ser discutido é a toalha molhada em cima da cama ou as manias dele na hora de dormir, será mesmo que vale a pena debater sobre a toalha da discórdia?
Lembro que certa vez vi uma entrevista na TV com Zelia Gattai, esposa de Jorge Amado. A repórter, intrigada com o carinho com que ela falava do longo casamento, perguntou para ela se Jorge não tinha defeitos como deixar copos espalhados pela casa, a toalha molhada na cama... Ela sorriu e respondeu mais ou menos assim: "Ah, ele faz isto e claro que irrita, mas ele é um marido tão bom, que amo tanto, que se deixar a toalha molhada em cima da cama eu vou lá e penduro. Não vou brigar por causa de uma bobagem."
Amar também é ter paciência, tolerância e compaixão.
Ninguém precisa ter razão o tempo todo. O amor não é um campo de batalha...
Seja feliz!
Precisava ler isso hoje Shirley, obrigada! beijos. :)
ResponderExcluirPrecisava ler isso hoje Shirley, obrigada! beijos. :)
ResponderExcluirQue bom que pude ajudar, obrigada por participar e acompanharo blog Camilla.
ExcluirBeijos
Eu não suporto discutir a relação. Acho que se um casal precisa "discutir a relação", é pq faltou diálogo antes.
ResponderExcluirConversar sobre tudo sim, mas nunca chegar a esse ponto.
Bjs
Verdade Fátima, conversar é importante, mas é bom saber nivelar até onde vai a conversa.
ExcluirBeijos