Imagem: documentário Girl Model
Me chamou bastante atenção o trailer do documentário Girl Model, dirigido por David Redmon e Ashley Sabin, que conta a história de Nadya Vall, uma menina de 13 anos descoberta por uma outra Ashley (de sobrenome Arbaugh), uma "caça-talentos" americana, que busca adolescentes para trabalharem como modelos no Japão na área rural da Sibéria.
Para estas meninas pobres e lindas do interior da Sibéria, a promessa de trabalho no exterior significa a rara oportunidade para uma vida aparentemente melhor.
Ashley Arbaugh já foi modelo nos Estados Unidos e agora como caça-talentos se sente em conflito com o fato de que seu trabalho consiste em recrutar meninas muito, mas muito jovens, as atraindo com promessas que nem sempre são cumpridas.
Nadya vai para o Japão sem a família, sem falar inglês ou japonês, com a promessa de conseguir contratos que paguem o suficiente para ajudar sua famíla a terminar de construir uma casa... Mas no Japão tudo é mais difícil, ainda mais para uma menina de apenas 13 anos.
O trailer do documentário termina com a menina Nadya, no Japão, falando aos prantos no telefone: "quero voltar pra casa, mãe...".
O documentário fala sobre a indústria da moda que muda minuto a minuto e da sua obsessão pela juventude.
Algumas modelos veteranas já estão se posicionando sobre o assunto. Em fevereiro a top Sara Ziff, de 29 anos e formada em Ciência Política pela
Universidade de Columbia, em Nova York, criou a organização The Model Alliance, que busca cuidar dos direitos das modelos zelar por boas condições de trabalho e evitar que estas sofram abusos sexuais.
Uma pesquisa realizada pela The Model Alliance, com 85 modelos que trabalham em Nova York e Los Angeles, mostrou que a maioria das modelos iniciam suas carreiras muito jovens - 56% delas responderam que começaram a trabalhar antes dos 16 anos. Você pode ver a pesquisa completa, muito interessante, neste link aqui (em inglês).
Eu ainda não tive a sorte de ter filhos, mas tenho certeza que não permitiria que uma filha minha, de 14, 15, 16 anos seguisse a carreira de modelo, especialmente indo para os castings (seleçõespara os trabalhos) ou viajando sozinha. Acho cedo demais, arriscado demais... Por melhor que seja a educação que uma adolescente tenha recebido, por mais madura que pareça, nesta idade ainda não se está preparada para lidar com o "lado feio" da vida adulta.
Será que uma menina de 13 anos não é jovem demais para lidar com este mundo?
O que você acha disto, garota moderna?
Muiro interessante mesmo este documentário. Essa questão nos faz pensar. Imaginei a mesma coisa que você. Se eu tivesse uma filha será que a deixaria seguir a carreira tão cedo? Eu acho que não. Mesmo sendo o sonho dela e tudo o mais. É perigoso demais. Faria ela esperar até os 16 ou mais.
ResponderExcluirPenso que só deixaria minha milha seguir esta opção a partir dos 18 anos. Não acho esse meio saudável para uma menina, é muita pressão! Tem tantas mulheres adultas lindíssimas!
ResponderExcluirJéssica,
ResponderExcluirConcordo com vc!
bjs
Grace,
ResponderExcluirTambém acho muita pressão, nada saudável...
bjs
eu discordo mas nada de mal...
Excluireu não acho que é cedo pra nada disso pq eu quero muito ser modelo e tenho 13 anos se escolhemos isso é por isso que vamos lutar mesmo nossos país não querendo é o que eu faço