Estilo de vida com Consuelo Pascolato Blocker: como fazer uma festa inesquecível na sua casa sem gastar muito dinheiro ou energia! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Estilo de vida com Consuelo Pascolato Blocker: como fazer uma festa inesquecível na sua casa sem gastar muito dinheiro ou energia!

Estilo de vida com Consuelo Pascolato Blocker: como fazer uma festa inesquecível na sua casa sem gastar muito dinheiro ou energia!

O weekend começou com uma festa! Colocamos uma disco ball que animou os salões centenários!

Sábado passado teve festa na Tantafera, de novo!! Iuhuuuuu!!!! Quem lembra?  Tá aqui o post da anterior. Tantafera é o nome da villa de 1481 do Robbie, meu amado, que fica nas colinas que circundam Florença.
Esta foi a inspiração das dicas desta semana… Aqui vão algumas das minhas diquinhas sem gastar muito dinheiro ou energia demais (a não ser para dançar!!).

1) Ambiente: Luz, uma das coisas mais importantes para criar a atmosfera certa!! Por todas as salas distribuímos aquelas velinhas pequenas, estas aqui:

A festa anterior, na casa do Robbie, tinha três ambientes.
Um ficou para a comida e bebida à luz de velas (bebidas numa mesa separada com um moooooonte de copos para que cada um pudesse se servir sozinho).
Já outra sala, mais íntima, ficou para conversas com luz baixa.
A terceira, esta da primeira foto (antes da festa, pois eu não estava vestida assim…), iluminamos com uma disco ball que mais tarde à noite, quando aumentei o som, virou isso:


2) Break the ice: literalmente "quebrar o gelo", expressão americana para dizer “tirar  inibições” e existe só um jeito super eficiente: encher a cara dos convidados (e a sua também!) assim que entram, (rssss)!  Se a anfitriã tiver que ter um gasto importante para se divertir na sua festa, é o/a “assistente” corretamente uniformizado, que encha cada copo vazio, leve para a cozinha cada copo e prato abandonado e esvazie os cinzeiros cheios (por sorte hoje, quem é educado fuma fora ou na janela…).

3) Anfitriões underdressed: Quando se recebe, o correto é ser discreto no vestir.  Por isso os ingleses inventaram o que chamam de smoking (blazer de veludo quase como um roupão de veludo curto), que aparece abaixo.

Imagem: I do believe I came with a hat

E que é usado com os “slippers” de veludo ou verniz...
Imagem: Shipton & Heneage

São sapatos para não sair de casa.  Quando era pequena e meu pai usava, ria tanto e dizia  que ele parecia uma menina.  Hoje acho uma esnoberia que me derrete de tão chic!  Sei que esta forma de se vestir não cabe mais no nosso diálogo contemporâneo… mas o que vale é dizer uma coisa: quem recebe tem que estar vestido mais “at ease”, mais descontraído e nunca exagerado para não fazer nenhum hóspede se sentir inadequado. Isto vale para o anfitrião quanto para a anfitriã!
 
Vestir-se discretamente, mas manter a animação total!! 
Lembre-se do salto confortável pois você tem que andar muito para cima e para baixo!!

4) Presentes: Tem duas escolas de pensamento neste quesito. Quem diz que se deve levar algo para agradecer o convite e quem diz que isto só atrapalha a anfitriã que já está com as mãos cheias, e que é melhor mandar flores o dia seguinte.
O que eu faço hoje é, se a festa é informal e não muito grande, levo uma garrafa de vinho ou champagne ou chocolates ótimos. Se for uma festa enorme, agradeço o dia seguinte com flores.  Mas não é obrigatório levar presente.
Aqui estão dois presentes que adorei quando dei esta outra festa aqui.

 
Dois dos presentes mais bacanas que recebi na festa anterior! Um quadro do artista Fiorentino, Alfredo Futuro, amigo que estava presente, com os votos de bom Natal e a caixa deslumbrante com dragée em branco e prata. Olha só a chiqueria da coisa!!!! Eram de todos os sabores!!!!

5) Lavabo (ou banheiro dos hóspedes)…os musts:
várias toalhinhas: ficar se enxugando, um atrás do outro, na mesma toalha…ughhhh!
sabonetes líquidos em um recipiente bonitinho ou sabonete novo
desodorante ambiental no banheiro, por óbvios motivos…
chiclete, aspirina e sal de frutas discretamente deixados em um potinho bacana
muitos rolos de papel higiênico

6) Comida: É sempre bom anotar o que fez em cada festa para não repetir, com excessão da sobremesa, que na minha opinião, se foi um sucesso uma vez, pode se servir outra vez.
A coisa mais importante a se lembrar se o jantar vai ser em pé é que tudo deve poder-se comer com o garfo, e basta.  Portanto pedaços pequenos e comidas molinhas são as regras na hora de escolher o menu.

 
No meu aniversário este ano, foi servido cordeiro com verduras e batatas, Vitel toné (delícia), macarrão (pasta curta) com molho aos 4 queijos e salada toda cortadinha a mão..

Para o jantar da semana passada servimos 3 aperitivos diferentes, 3 “primi” (massas) e 3 sobremesas. Saltamos o “secondo”, que na Itália é tradicionalmente um prato com carne.  Garanto que ninguém saiu com fome.
No fim do jantar, junto com a sobremesa, adoro aproveitar da minha máquina Nespresso.  O café é self-service!  Até comprei xicrinhas sem pratinho bem bonitinhas para facilitar.

7) Fotos: Legal ter uma câmera que circule pelas mãos de todos os convidados para que tirem fotos pela noite afora!

8 ) Chef-à-porter: Tem algo hoje que me salvou a vida!! São chefs que vem em casa. Você paga por convidado.  Eles fazem as compras para você cozinham e colocam tudo em ordem!! Até tem contatos para a compra do vinho, às vezes mais em conta do que nós leigos encontraríamos. No fim não custa muito mais do que se tivéssemos que fazer tudo sozinhos e é MUITO mais fácil!!

Na cozinha a chef e amiga Lisa Banchieri prepara uma super comilança.

9) Conversação: Anfitrião tem que rodar a sala.  Passar de uma conversa à outra, apresentando as pessoas.

10) Action: Tem que acontecer algo de novo a cada hora, ou hora e meia.
Chegam drinks e apresentações (de 1 a 1 hora e meia)
Comida (1 hora e meia)
Música para dançar
Sobremesa e café (meia hora depois que começa a música)
Às vezes, quando é um jantar menor, após terminar de comer, faço algum jogo em times, escrito,  ao invés de dançar.  Se não acontece nada, depois de pouco, todo mundo começa a ir embora… E a gente não quer isto, não é?!!!!
Bom, isso é o que me vem em mente… Estou louca para ler as dicas que vocês podem dividir comigo ou se não concordam com alguma coisa!!!
Beijos, queridas garotas modernas e até semana que vem!

18 comentários:

  1. Muito legal as dicas da Consuelo, dicas para pensar nos mínimos detalhes e agradar a todos os convidados. Estou imaginando até agora o sabor de uma comidinha servida na festa anterior também na Italia: uvas recheadas com quejo, fiquei com água na boca. Bjs e muito sucesso as duas, Liliam.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Ótimas dicas, parabéns Consuelo! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Ótimas dicas, parabéns Consuelo! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa as dicas da Consuelo não tem pra ninguém,né?Obrigada shirley por nos dar a oportunidade de conhecer pessoas assim..
    Beijos pras duas!
    www.lamourmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É uma delícia dividir com pessoas tão animadas as dicas que tenho acumulado nos meus aninhos de vida!!! Rssss
    E vocês, tem algo a adicionar?
    bjs

    c

    ResponderExcluir
  6. É sempre delicioso ler o que a Consuelo escreve aqui.

    Essas do post foram dicas simples e valiosas; eu estou feliz por ter lido pelo menos alguma coisa ÚTIL no dia de hoje!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu li uma vez aqui que a Shirley não curtia muito opiniões mais críticas, e até fez um post meio rancoroso com alguém que criticou o cabelo dela... Mas, minha humilde opinião e sem nenhuma intenção de ser grossa, o nome do post é "(...) e sem gastar muito". Tdo ficou mto lindo, mas a parte do sem gastar mto passou MUITO longe do que a expressão significa pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Eu li uma vez aqui que a Shirley não curtia muito opiniões mais críticas, e até fez um post meio rancoroso com alguém que criticou o cabelo dela... Mas, minha humilde opinião e sem nenhuma intenção de ser grossa, o nome do post é "(...) e sem gastar muito". Tdo ficou mto lindo, mas a parte do sem gastar mto passou MUITO longe do que a expressão significa pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Ameeeiii este post da Consuelo!! Achei tão intimista...
    Que tal a Consuelo compartilhar algumas receitas conosco? Garanto que ela tem seus "segredos culinários"...

    Bj Juliana

    ResponderExcluir
  10. Fiquei maravilhada com esse post.
    Dicas atuais que valem milhões, fiquei super empolgada em fazer uma festinha por aqui e seguir as sugestões tão agradáveis!

    Ai... obrigada Consuelo por dividir tudo isso aqui... me é de grande valia!

    Tenho uma dúvida, lembrancinhas para os convidados pode? Pensei em um pequeno mimo, como um chocolate personalizado, algo assim.


    Um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  11. amei as dicas Consuelo !!!

    show de bolaaaaa

    lindas fotos, adorei as das velas....simplicidade com um mega efeito...

    beijo
    Grasi
    adoroolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Jojo,
    Vim aqui responder no post da Consu pois o comentário tb foi pra mim.
    Tento receber as críticas como uma maneira de crescer e até por isso nenhum comentário no GM é moderado, você pode ver que eles entram direto.
    O que aconteceu naquela ocasião que fiquei chateada foi ter recebido uma crítica bastante agressiva sobre minha aparência, coisa que na minha humilde opinião só serve para deixar o outro se sentindo mal. Aprendi com meus pais que, quando vamos criticar algo, devemos em primeiro lugar avaliar se estamos mesmo tentando ajudar o outro ou apenas dar uma alfinetada e que é sempre melhor criticar da maneira mais gentil possível, pois o objetivo de quem critica deveria ser ajudar o outro a crescer e não deixar o outro se sentindo mal.
    Sobre o barato/caro da festa, tudo depende da festa... Dá pra aproveitar algumas das dicas até pra deixar aquele niver simples, com docinho, salgadinho, refri e cerveja mais legal. Basta usar a criatividade!
    E não precisamos seguir todas as ideias, mas sim adaptar elas pra realidade/necessidade de cada uma de nós.
    Seja sempre bem vinda aqui no GM, inclusive para criticar.
    Espero ter desfeito um pouco a ideia errônea que vc tinha a meu respeito, querida.
    Seja sempre bem vinda aqui no GM, inclusive para criticar.:)
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post! Amo fazer festas aqui em casa e é sempre muito bom saber das dicas de outras pessoas que tb se divertem recebendo os amigos.
    Obrigada.
    Beijo,
    Ana Paula Alcantara

    ResponderExcluir
  14. Carla, mimos são uma gentileza super bacana, mas os usaria quando a festa é mais informal ou uma ocasião tipo batisado, casamento, primeira comunhão... O q q vc acha? bjão c

    Jojo, vc tem razão, algumas das dicas não são tão baratas, mas diz a verdade, várias são grátis! ;-) Acho que a Shirley explicou super bem na sua resposta. Espero que dê para aproveitar algumas em qualquer situação... Um bjão! c

    ResponderExcluir
  15. Um beijão a todos que foram tão carinhosos!!

    ResponderExcluir
  16. Quase nunca comento aqui, mas dessa vez não me contive!! Como alguém já agradeceu aqui, obrigada Shirley por nos proporcionar esse contato com a Consuelo! Q pessoa encantadora! É a velha máxima de que elegância não é dinheiro! Muitas dicas desse post são questões de educação msm, acho q nada a ver com dinheiro! Adoro seus posts, Consuelo! Fico louca pra chegar a terça! Obrigada a ambas, mais uma vez!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi Shirley,
    Li que vc não modera os comentários e fiquei com vontade de dar a minha opinião.
    Sou realmente a favor da moderação por vários motivos:
    1. Vejo o blog como uma revista digital. Vc e a equipe GM fazem posts super legais e caprichados que são resultados do empenho, da dedicação e do talento de vcs e não me parece nem justo e nem coerente que qq pessoa possa escrever qq coisa num espaço assim tão bem cuidado.
    2. Algumas vezes queremos mandar uma mensagem para vc e se não existe moderação ela vem direto para o site. Aconteceu isso comigo quando vc veio a Poa e eu queria te passsar meus tels. Quando vi que estavam no blog apaguei o comentário.
    3. Quando uma pessoa é agressiva, grosseira e coisa do tipo com vc nós tb nos sentimos agredidas. Então também é um jeito de poupar suas leitoras de uma agressão gratuita. Lembro que fiquei bem chateada com aquele comentário sobre o seu cabelo que mesmo achando que vc vai ficar linda com os cabelos cor de mel me senti mal durante o dia.
    4. A grosseria normalmente muda o foco do assunto no blog. Em vez de comentarmos sobre coisas boas, interessantes e uteis gastamos tempo e energia para falar sobre coisas ruins, desagradáveis e desgastantes.
    Ufa! Era isso. Espero que vc não entenda mal minha sugestão.
    Beijo e cada vez mais sucesso,
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Oi Nath,
    Obrigada! Mas vc sabe q tenho um blog?...www.consueloblog.com com posts diários...
    rsss
    bjs

    c

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.