Leonardo pintou pouco, ainda menos sem temas religiosos. Portanto, esta é uma raridade. A Mona Lisa também quebra muitos paradigmas da pintura do Renascimento, como a pose, composição, uso da luz e da técnica que possibilitou lindas nuances, transparência e tons nunca antes vistos. Portanto já em 1500 foi era um quadro admirado.
Ela foi levada por Leonardo para a França quando ele foi trabalhar para o rei François I em 1516, nunca mais saindo daquele país.
Por um tempo, no início de 1800, Napoleão, um admirador importante da obra até a colocou em seu quarto!
Depois disso, sempre pertenceu ao museu do Louvre onde finalmente pôde começar a ser visto pelo público em geral.
Em 1911 a Mona Lisa foi roubada por um patriota italiano, Vincenzo Peruggia, que acreditava que a pintura deveria pertencer a um museu italiano.
Ele se escondeu em um armário do Louvre de noite e carregou a pintura debaixo do casaco para fora do museu. Ele permaneceu com ela por dois anos em seu apartamento!
Ao tentar vendê-lo ao Museu Uffizi de Florença, foi descoberto. Depois de uma turnê pela Itália a pintura foi devolvida ao Louvre em 1913. Escreveu-se tanto desta história na época!
Em meados do século XX artistas como Dalí, Duchamp e Botero criaram caricaturas do que se estava tornando uma pintura muito importante e trazendo a imagem mesmo a quem não tinha familiaridade com a pintura do Renascimento (fotos das pinturas acima).
Consuelo é brasileira vivendo em Florença, na Itália, jornalista e Diretora de Estilo Internacional da Tecelagem SantaConstancia e filha de Costanza Pascolato
Uma pechincha esse quadro né,rsrs
ResponderExcluirótimo dia pra vc
e ótima semana
tenho post novinho ta
vou adorar seu comentario :)
bjs fica com Deus
@barbielieth
www.coisasdeladdy.com
Amei o post, bjs!!!
ResponderExcluirAhh, pude ver a Monalisa em setembro, quando fui pra Paris, e tenho que concordar, é incrível o fascinio que ela exerce!! Mesmo sendo um quadro até pequeno
ResponderExcluir