Minha irmã Alessandra, Mamisa Costanza e meus filhos Cosimo e Allegra no Zoo de Berlim
Os olhos muito parecidos...
Antes de seguir para esta aventura fui com minha família (incluindo Mamisa Costanza, meus filhos e minha irmã Alessandra) e com Roberto para Berlim, cidade que ainda não conhecia e que vou mostrar um pouquinho aqui para vocês.
Uma cidade que teve que se reconstruir duas vezes, inicialmente da destruição da guerra e depois de uma divisão forçada, construiu obras primas de arquitetura e engenharia, de beleza e sensibilidade, que ilustram e abrem o caminho a um futuro emocionante.
Nisto, escolheram deixar algumas cicatrizes visíveis que servem para não esquecer, e, para saber de onde tiraram a coragem para recomeçar.
Um destes grandes exemplos é a estrutura pela arquiteta de Berlin, Ursula Wilms (Heinle, Wischer and Partner) e o paisagista Professor Heinz W. Hallmann (Aachen) muito próximo a uma parte do muro que ainda existe.
Chamada de Topografia do Terror e construída sobre onde era a sede da terrível “SS”, serviços secretos do partido Nazista, este lindo espaço prefere ser conhecido como um centro de documentação ao invés de um museu. Foi aberto em maio de 2010.
Parte do que resta do muro de Berlin, esburacado pela população em 1989 que quis fazer parte do momento histórico e se “re-apropriar” de seu país, martelada por martelada.
Nesta foto de uma das colunas do Neues Museum, em primeiro plano, se vê bem as marcas do bombardeamento.
Ao chegar na cidade, uma das minhas metas absolutas era ver o busto de Nefertiti, esposa do faraó Amenhotep IV em 1350 A.C., dona de uma beleza que supera qualquer época.
A minha curiosidade e vontade tem raizes em uma estória muito inocente. Quando era garota, na escola sempre me colocavam em papéis como o guarda ou a mãe que só haviam uma fala… uma única vez, porém, fui Nefertiti, a linda! Sinto uma ligação profunda com ela!! :)
Todas as vezes que fiquei emocionada em ver uma grande obra de arte, foi por não saber ou conhecer, como no caso da primeira vez que vi a Mona Lisa de Da Vinci ou a Pietá de Michelangelo, quando ainda era bem jovem.
Já no caso do Davide, achei lindo mas não me emocionei por já ter visto tantas imagens… Nefertiti quebrou esta regra… me emocionei apesar de ter visto tantas imagens anteriormente. Sua beleza, a escultura e proeza do artista, Thutmose e a colocação no Neues Museum, emocionam!
Além de Nefertiti, o que mais me chamou a atenção, foi o restauro do Neues Museum. Obra de 1800 que sempre hospedou a importante coleção egípcia do complexo de museus de Berlim.
Terminado apenas em 2009, este prédio foi bombardeado pela aeronáutica inglêsa e permaneceu em ruínas até 1986. Ironicamente, seu restauro ficou nas mãos de um arquiteto inglês, Sir David Allan Chipperfield, que optou em deixar as cicatrizes externas visíveis.
A reconstrução deste prédio em ruinas, é maravilhosa unindo o passado e o presente, sem esconder sua história e cicatrizes.
A única sala que não pode ser fotografada é onde está Nefertiti. Tem 3 guardas controlando. Portanto tirei só esta foto de longe. Mas aqui estão imagens da internet:
Ela está só na sala, exceto pelo busto do arqueólogo que a trouxe à Alemanha. As suas cores combinam com as da sala e tem um efeito divino. Este perfil é o meu favorito.
Nefertiti e seu marido, faraó Amenhotep IV, se amavam muito!
Nefertiti era chamada a rainha do sol, por ela, com o marido, terem instaurado a adoração de um deus só, o do sol, Aten. Ela, da sua posição no museu, admira o deus do sol grego, Helios.
Detalhe do chão.
Helios, 138-161 A.D.
…que está em ótima companhia.
Lá não terei conexão Internet, então não vou poder responder aos comentários, mas deixei posts programados para todos os dias lá no Consuelo Blog e aqui no GM o post da próxima terça também já está programado.
Espero, mesmo assim, que vocês não deixem de escrever para eu ter um muitos comentários para ler quando voltar! Imaginem quantas imagens incríveis trarei comigo!!!!
Não esqueçam de mim, não esqueçam de mim, não desapareçam!
Beijos, queridas garotas modernas e até a próxima terça!!!
Adorei! Adoro esses posts em que podemos "viajar".
ResponderExcluirBeijos
Con, eu também tirei muitas fotos da Nefertiti quando estive em Berlim. Ver essa beldade milenar de pertinho foi uma grande emoção. Também nos divertimos muito no zoo!
ResponderExcluirbjssssssssssss
também estive recentemente em berlim e fiz posts com fotos da cidade:
ResponderExcluirhttp://i-lovi.blogspot.com/2011/08/berlim-em-cores.html
http://i-lovi.blogspot.com/2011/08/berlim-aleatorias.html
Pra quem gosta de viajar por meio de blogs tem outros posts com achados interessantes...
Beijos da leitora
Laura
Adorei saber um pouco sobre Berlim, já que não tenho a oportunidade de viajar...é tudo muito lindo...beijos Andréia
ResponderExcluir