Ontem foi um dia difícil para nossas seis semifinalistas do Verão Top Model.
O estilista mineiro Victor Dzenk foi o convidado do dia para a prova de Editorial Moda Luxo, onde as meninas foram fotografadas com suas criações de tirar o fôlego. Mas apesar de todo o glamour, esta prova foi bastante tensa pois antecedeu a decisão sobre quais três candidatas deixariam o programa nesta quinta-feira.
Em véspera de eliminação, não há como não se emocionar. Conversei com todas elas, primeiramente juntas e depois individualmente, para ouvir suas angústias, aconselhar sobre como enfrentar este momento difícil e até mesmo dar um "colo". Sim, um abraço é um santo remédio para as dores da alma!
Muitas vezes, quando estamos tristes, angustiados, com medo, a única coisa que precisamos para nos sentirmos melhor é ter o apoio nas palavras e no olhar do outro. Ás vezes basta nos sentirmos compreendidos e acolhidos para tudo melhorar.
Lá na casa do Verão Top Model, este é o meu papel como psicóloga: dar suporte emocional, ouvir (e não apenas escutar) e fazer com que elas busquem soluções para os conflitos que naturalmente ocorrem em um cotidiano tão estressante quanto participar de um concurso desta importância.
Procurei ouvir de cada uma delas o que havia de positivo e negativo nesta experiência (porque mesmo nos mais lindos sonhos sempre existem problemas a serem superados). Também busquei fazer com que elas percebessem suas virtudes e se vissem capazes de superar suas dificuldades.
Levei uma das meninas para a área externa da casa e pedi para ela olhar o céu estrelado e ver como era bonito aquele lugar, assim como ela é linda e é belo o caminho que ela começou a trilhar. Ela estava chorando, mas o choro aos poucos deu lugar a um imenso sorriso.
Sim, a vida é difícil às vezes, mas também é tão linda! Por isto vale a pena se arriscar: perder hoje, para ganhar depois, cair agora, para levantar ainda mais altiva.
Para quem ficou, o maior desafio dentro da casa continua: vencer seus próprios medos e inseguranças. Porque nós seres humanos "adoramos" uma auto-sabotagem. O inimigo muitas vezes somos nós, que não acreditamos no nosso potencial, que nos recriminamos com cada erro ao invés de tentar aprender com ele, que não nos conhecemos de verdade.
Se alguém perguntar para você quais são seus 3 pontos fortes e pontos a serem melhorados (em relação ao seu comportamento), você saberia responder de forma rápida e honesta? Ou é mais fácil dar uma resposta a esta pergunta se fosse sobre sua mãe, sua amiga ou seu irmão?
Vale lembrar que Sócrates, importante filósofo Grego utilizou a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia. A frase famosa diz: "Conhece-te a ti mesmo". Talvez esta seja uma boa reflexão para as três finalistas. Conhecer suas virtudes e limitações pode fazer a diferença para ser a vencedora do Verão Top Model.
Mas vencendo ou não este concurso, há um universo de possibilidades esperando lá fora!
Sejam felizes, lindas meninas!
Realmente não é fácil perder, mas faz parte da vida, levamos mais não do que sim, isso servirá de aprendizado, quem dera a vida fosse sempre cor-de-rosa!
ResponderExcluirVc deve ser ótima psicologa, só de ver vc atuando bate uma vontade de pular p divã...kkkk
ResponderExcluirbeijos
Drika,
ResponderExcluirObrigada, amiga!
bjs,
Francis,
ResponderExcluirQue honra reeber um elogio assim vindo de vc, que é colega de profissão e uma das péssoas mais doces da blogosfera!
beijos e obrigada!