Imagem: Stockholm Street Style
Mas há um "falso" na moda que é muito melhor que o verdadeiro: os casacos e acessórios de fake fur (pele falsa, em inglês), que tem dominado a cena fashionita nos últimos meses.
Claro que durante muito tempo o ser humano que vivia em áreas de frio muito intenso, no extremo Norte, como no Alasca e Sibéria e no extremo sul, como na Antártida, realmente precisava de peles de animais para conseguir suportar as baixas temperaturas, mas atualmente, novos materiais sintéticos são tão funcionais para aquecer quanto as peles verdadeiras, com a vantagem de não se precisar sacrificar animal algum só para fazer um casaco.
Todas as marcas de fast fashion fizeram suas versões do casaco de pele fake: acabo de comprar um lindo na Renner, super peludo, todo preto, que certamente vai virar meu companheiro nos dias mais frios do inverno.
Neste inverno invista no fake, não compre casacos ou acessórios com pele verdadeira. Ok, se você herdou algum da sua avó não precisa jogar fora (estes dias descobri que fora do Brasil as pessoas podem doar casacos de pele antigos para servir de abrigo para filhotes debilitados que ficaram órfãos), mas não é preciso que coelhinhos ainda morram para virar casacos, com tantas pelúcias lindas disponíveis no mercado.
Mas fique de olho, pois já houve casos denunciados nos EUA, por exemplo, de marcas que foram pegas vendendo peles verdadeiras (de cachorros e gatos criados para esta finalidade na China, uma crueldade!) como falsas.
Eu sei que há toda uma discussão sobre a utilização do couro, mas penso que ao menos as vacas são abatidas para alimentação e que, neste caso, melhor que tudo seja aproveitado do que descartado. Mas abater um animal só para retirar a pele (e muitas vezes fazem isto com o bicho ainda vivo), já é um pouco demais, ainda mais sem necessidade, pois vivemos em plena era industrial, já não precisamos de uma pele de animal para nos proteger do frio.
E lembre-se, já que a peça é volumosa, se for usar um casaco ou colete de pele fake, combine sempre com uma calça ou saia bem sequinha, mais justa e sem detalhes, para equilibrar a silhueta.
Dá para ser fashion e ecologicamente correta. Crueldade com animais nunca estará na moda!
Poxa o calor ainda reina aqui em SP. Não aguento mais, quero frio!
ResponderExcluirToda vez que se fala em casacos de pele, eu lembro de um vídeo que assisti, onde tiravam a pele com o animal ainda vivo. Eu fiquei tão horrorizada e eu chorei tanto. As imagens ficavam se repetindo na minha cabeça o tempo todo, por dias. E sabendo o que o ser humano é capaz de fazer aos seus semelhantes, facilmente imaginamos a frieza e crueldade com que lidam com os animais.
Enfim, acho que na minha cidade não vai fazer todo esse frio não, que peninha.
Beijos e ótima semana!
Arezzo FAIL
ResponderExcluirAssunto do momento, já comentei em mil redes socias, mas repito aqui
Já tinha falado desse nova tendencia neste post aqui http://opamari.blogspot.com/2011/04/roupas-de-sangue.html
e também da arezzo depois do prefall que fomos... mas enfim, não sou mãe diná, era bem provavel q isso ia acontecer. Chanel disse, tá falado, né? triste...
Vc sabe mais sobre esse lugar pra doar casacos? Minha mãe tem que comprou nos anos 80, há anos não sabe onde jogar fora...
Bjos
Concordo plenamente! Se for pra usar pele, que seja fake.
ResponderExcluirPele fake sempre! Com tanta tecnologia, pra quê tirar a pele de um animalzinho?
ResponderExcluirSomos garotas modernas e conscientes!
Parabéns pela iniciativa, Shirley!
ResponderExcluirGarotas modernas e com bom gosto não andam com animais mortos presos ao pescoço.
Abraços,
Giovana.
As peles estão me tirando o sono :O
ResponderExcluirB-jão e boa semana
Glau carvalho
http://blogcrazyforfashion.blogspot.com/
Meninas, não sei se virão, a arezzo soltou um comunicado ao público: http://blogs.estadao.com.br/moda/2011/04/18/arezzo-solta-comunicado-ao-publico/
ResponderExcluira tradução para pele falsa é faux fur e não fake fur..bjs
ResponderExcluirMuito legal seu posicionamento sobre as peles fakes, ainda mais que esse é o assunto do dia. Concordo plenamente com vc, acho que não tem a menor necessidade de matar animais com a unica e exclusiva finalidade de confecção de roupas.
ResponderExcluirAdorei o blog.
beijos
Ulálá Estilo
Legal também mostrar como o twitter está sendo utilizado como uma "arma" (p/ o bem) social!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos
Oi querida..
ResponderExcluirSinceramente acho bobagem a discussão sobre pele de animal, se a maioria das mulheres ainda prefere (e usa/compra) sapatos e bolsas de couro legítimo, ao invés do sintético.
Não é só a pele em si que maltrata os animais..
Beijos
Amei o post Shirley!
ResponderExcluirCom certeza não precisamos matar ninguém para estarmos na moda!
Andar com um casaco de pele verdadeira por aí é concordar com injustiças, sou 100% contra o uso de peles de animais.
Concordo Shirley! Hoje em dia não tem mais aquela de PRECISAR usar pele verdadeira, com tanta técnologia isso é uma desculpa ignorante pra usar pele verdadeira, uma tamanha crueldade. Sou fã de carteirinha da Arezzo e me decepcionei feio com a marca.
ResponderExcluirBeijos
larosaa.blogspot.com
nota 10!
ResponderExcluirPost super !
Sem tempo para`interneticar` LOL saudades das bloglereiras`modernas`!
bjs
Adorei o post!!! Parabéns! www.redcarpetlovers.com.br
ResponderExcluir