Imagem: The Tudors
Imagem: A Outra
Imagem: Elisabeth, A Era de Ouro
Sempre amei os livros, como já falei aqui. Adoro os romances históricos pois gosto da idéia de passear por outros tempos e lugares e acho muito bacana quando alguma destas histórias saem do papel e pulam para as telas da TV ou do cinema. Adoro ver as imagens, a arquitetura, a maquiaguem e, é claro, os figurinos! Alguns detalhes sobre a história de Henrique VIII no seriado The Tudors, no cinema e na literatura:
- Henrique VIII teve 6 esposas: a primeira delas Catarina de Aragão, filha de de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, os reis espanhóis patrocinadores de Cristóvão Colombo. Com ela Henrique teve uma filha, Maria (ou Mary), que o sucedeu e que tinha o apelido de Bloody Mary (Mary Sangrenta), que hoje dá nome ao famoso drink feito com suco de tomate.
- Com sua segunda mulher, Ana Bolena, teve Elizabeth I, a Rainha Virgem, que deu origem aos filmes Elisabeth e Elisabeth, a Era de Ouro, ambos estrelados por Cate Clanchett (que recebeu indicação para o Oscar de melhor atriz pelos dois filmes).
- O filme A Outra conta a história de duas irmãs, Anne ou Ana (Natalie Portman) e Mary ou Maria (Scarlett Johansson) Bolena conduzidas pela ambição da família, na busca pelo poder e status se envolvem em um jogo pelo amor e a atenção do rei da Inglaterra (Eric Bana). O filme foi baseado no livro de Philippa Gregory, A irmã de Ana Bolena.
- Henrique VIII primeiro teve Maria Bolena como amante (e ela já era casada, sendo que seu marido teve que "engolir" o fato!) e quando esta engravidou dele tomou sua irmã mais velha, Ana Bolena como amante e, anos mais tarde, como esposa, rompendo por isto com a Igreja Católica ao se divorciar da sua primeira mulher, fundando assim a Igreja Anglicana.
- Philippa Gregory já escreveu 6 livros sobre a dinastia Tudor: "A Irmã de Ana Bolena", adaptado no filme A Outra, "A Herança de Ana Bolena", "A Princesa Leal", que fala sobre a vida de Catarina de Aragão, primeira esposa de Henrique Tudor , "O Amante da Virgem" sobre a rainha Elizabeth I , "O Bobo da Rainha" e "The Other Queen", que ainda não foi publicado no Brasil. Já li todos os livros dela publicados aqui e amei!
- As únicas esposas de Henrique VIII que sobreviveram à ele foram a quarta, Ana de Cleves, que teve o casamento com o rei anulado e a sexta e última: Catarina Parr, ainda rainha quando ele faleceu em 1547.
- A primeira esposa, Catarina de Aragão morreu doente depois de ser rejeitada pelo rei, que se divorciou dela, a segunda esposa, Ana Bolena, foi acusada de infidelidade e decapitada em 1536, Jane Seymor que casou-se com Henrique VIII seis dias após a execução de Ana Bolena morreu de uma complicação após o parto, Ana de Cleves cujo casamento foi anulado pelo 6 meses depois, Catarina Howard decapitada por infidelidade e Catarina Par, que antes de se casar com Henrique VIII, em 1543, já tinha se divorciado 2 vezes.
- Para quem gosta de ler romances históricos uma ótima sugestão são os 13 livros da Saga dos Plantagenetas, da autora Jean Plaidy, que conta a história da dinastia Plantageneta, que governou a Inglaterra por mais de três séculos, atravessando os períodos conturbados da Guerra dos Cem Anos e finalmente dando lugar à dinastia Tudor.
Cara, eu AMO romances históricos!!! Vc já leu "as seis mulheres de Henrique VIII"?
ResponderExcluirPelo resumão, parece que sim, hehehe.
Se não leu, vai adorar. Biografia das 6 mulheres, toda a cadeia de acontecimentos que levou aos casamentos, os backgrounds das famílias, árvores genealógicas, retratos, etc. Muito legal!
Eu estou com os 2 primeiros da Philippa Gregory pra ler, mas ainda não consegui começar. Já vi "A Outra", no entanto.
Se vc curte romances históricos, eu recomendo MUITO a série Angélica, escrita por Anne a Serge Golon.
A história se passa na frança do Rei Sol (Luis XIV) e mistura personagens fictícios e reais. É uma delíiíiiicia de ler, e parece que a ambientação e descrição te levam àquela época, e vc se sente em Versailles.
Outra série excelente é "Os Reis Malditos", que começa com Felipe O Belo. Já li há muito tempo, qualquer dia leio de novo.
No momento estou lendo A Esposa Bórgia. A história é sobre a nora (que aliás também é da casa de Aragão) do papa Alexandre VI, o Rodrigo Bórgia - pai de Lucrécia Bórgia.
Entre outras coisas conta os casos de infidelidade e incesto na família.
Os novos filmes da Elizabeth são excelentes, mas o antigão, com a Bette Davis, não fica devendo nada. Muito bom tb!
Me empolguei, hehe. Mas é que gostei do tema do post. :D
Bjs
Milena,
ResponderExcluirAdorei seu comentário!!!
Ainda não li "As seis mulheres de Henrique VIII", mas estou lendo Os Reis Malditos (estou no livro IV) e estou gostando.
Estes da série Angélica não conheço, mas vou procurar.
Obrigada pela visita!
beijos,
Romances historicos à parte, achei bem legal também o figurino. Diferente do que costumamos ver nos historicos. Olha esse tecido, é bem incomum! Lembra PVC...
ResponderExcluirBjocas!
ju
http://makes4ever.blogspot.com/
Recomendo fortemente o livro "As seis mulheres de Henrique VIII", de Antonia Fraser, o quel possui um maior rigor científico que os de Philipa Grey, que, apesar de serem de uma leitura mais fácil, mais romanceada, são mais fantasiosos e nem sempre baseados em fatos históricos comprovados.
ResponderExcluirretificando: Philipa Gregory
ResponderExcluirBelo tópico.
ResponderExcluirSou um apaixonado por romances históricos, porém prefiro os mais sangrentos.
Adoro Bernard Cornwell e Conn Iggulden, além de um belo livro de Valerio Massimo Mandredi.
Não é fácil escolher meu romance preferido, mas eu arriscaria que é "Crônicas Saxônicas" do Cornwell.
Personagens maravilhosos em um enredo fictício porém tão crível que é difícil separar a história da arte.
Até hoje são 5 maravilhosos volumes.
Fantástico. Recomendo.