Há diversas versões para a história da criação da Birkin Bag, que ao lado da Kelly Bag e dos lenços de seda se tornou um grande ícone da Hermès. Uma das versões, contada pela escritora Dana Thomas em seu livro Deluxe: How Luxury Lost Its Luster, diz que a cantora Jane Birkin sentou-se próxima ao CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas, num vôo entre Paris e Londres em 1984, quando ela abriu sua agenda Hermès e várias anotações cairam no chão. Dumas teria levado sua agenda e a devolvido depois de algum tempo, com um bolso costurado na parte de trás (que se tornou padrão). Birkin conversou com Dumas sobre sua dificuldade em encontrar uma bolsa de couro espaçosa e descreveu o seu ideal. Pouco depois, o modelo que ela descreveu chegou a seu apartamento com um bilhete de Jean-Louis Dumas.
Jane Birkin declarou certa vez que a fama da bolsa tinha ultrapassado a sua própria: "Agora, quando minha filha (a atriz Charlotte Gainsbourg) vai para a América, eles perguntam-lhe se ela é a filha da bolsa."
Nos últimos anos a bolsa ficou cada vez mais conhecida (e desejada) por causa do grande número de celebridades que a usam (dizem que Victoria Beckham tem uma coleção com cerca de 100 Birkins em diferentes cores e tipos de couros e ganhou uma em crocodilo e diamantes no último Natal - a bolsa branca da última foto acima) e pela dificuldade de adquirir uma, não apenas pelo preço (entre cerca de U$9.000,00 a U$148.000,00 - a Birkin de couro de crocodilo com diamantes) mas também pelas lendárias listas de espera. Na quarta temporada do seriado Sex and the City a personagem Samantha briga com Lucy Liu (interpretando ela mesma) por comprar uma Birkin Bag em seu nome, fingindo que a bolsa era para a atriz (e por isto "furando a fila").
Imagem: Blog Bringing Home the Birkin
O americano Michael Tonello, comprava e vendia produtos no eBay e ficou sabendo da saga desesperada de muitas mulheres atrás de uma Birkin para chamar de sua. Ele conseguiu driblar a tal "lista" ao descobrir uma tática: ia numa loja Hermès, pedia vários outros ítens no valor de cerca de US$ 2 mil a US$ 3 mil, e só perguntava se a loja tinha alguma Birkin na hora de pagar. Voilá, num piscar de olhos a cobiçada bolsa aparecia, bolsa esta que era revendida bem mais cara para suas clientes loucas em conseguir uma. Ele fez este "esquema" durante alguns meses, até que a Hermès descobriu e ele se tornou persona non grata nas lojas da grife. A história se tornou livro Bringing Home the Birkin (Levando a Birkin para Casa), que ainda não saiu no Brasil, mas dizem que é uma delícia. Nele ele afirma que comprou 130 peças!
esta bolsa e maravilhosa...
ResponderExcluirquem sabe um dia...
bjs leticia
Hahaha...
ResponderExcluirSe Becky Bloom tivesse lido este livro, talvez não tivesse passado um perrengue tão grande em "A Irmã de Becky Bloom".
Beijos e sucesso!!!
humm....Que bolsa linda......
ResponderExcluirBeijinhos
Essa bolsa é maravilhosa mesmo!
ResponderExcluirBjinhos!
Letícia,
ResponderExcluirEsta é linda mesmo...
beijos,
Sabrina,
ResponderExcluirEu tb li este livro!:) Li todos dela, aliás!
beijos,
Mari,
ResponderExcluirPelo menos podemos sonhar, suspirar...rsrsrs
bjs,
Flávia,
ResponderExcluirObrigada pela visita!:)
bjs,
Vendo a réplica dela: http://www.flickr.com/photos/socute_store/sets/72157624159977144/
ResponderExcluirbjs
Entrei no endereço e encontrei a Birkin Laranja, mas não há nenhuma informação de como comprar e os preços das bolsas.
ExcluirA original têm os pespontos invertido. A réplica traz esse detalhe?
kkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirrealmente eu tb adoro a becky e tb li todos os livros realmente ela é demais, me perguntei agora, se é em relação a birkin q a autora se refere no livro.....
qto a bolsa é maravilhosa, e para as consumistas de plantão como eu, podemos dar varios suspiros, porem como não podemos ser exatamente tão doidas qto a becky, nos contentamos em ficar sonhando mesmo....
bjs
Fiz um post sobre a bolsa e coloquei um link pro seu blog, como fonte, tá?
ResponderExcluirbeijos